sobre nos

BLOG

foto blog

Portal da transparência organizado facilita o acesso dos cidadãos

PUBLICADO POR: Governo Municipal - 19 de Fevereiro de 2016

Segundo a lei nº 12.5672011 , que diz repeito à transparência na administração pública e acesso às informações de interesse popular, todas as prefeituras devem disponibilizar a prestação de contas aos cidadãos e é dever conceder o acesso irrestrito e prático aos dados da administração municipal.

 

As funções do Portal da Transparência são fornecer informações aos cidadãos interessados em acompanhar como a prefeitura aplica seus recursos, disponibilizar relatórios sobre despesas e de maneira geral prestar contas sobre o dinheiro público à população. É de suma importância que esse portal seja organizado, possua interface funcional e facilite ao máximo o acesso dos usuários à esses dados. Um portal desorganizado pode dificultar a compreensão e até mesmo ocultar informações importantes que o usuário deseja obter, ou seja, não cumpre o principal papel que um portal da transparência deveria desempenhar.

 

O portal da transparência fornecido pelo Governo Municipal busca dispôr as informações por categorias de interesse do usuário, a interface é organizada e induz o acesso rapidamente com poucos cliques ao destino desejado. A barra de pesquisa do portal e os temas mais visitados aparecem em destaque, afim de facilitar a navegação e pesquisa pelo site.

 

A mobilidade e a acessibilidade são pontos importantes a serem considerados, e pensando nisso, o portal da transparência pode ser acessado também em dispositivos móveis como tablets e smartfones.

Para cumprir com a determinação do decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 e garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência, o portal é adaptado para se integrar com tecnologias acessíveis para deficientes visuais.

 

 

Além da sua prefeitura estar adequada à lei e disponibilizar o portal da transparência, é importante que esta ferramenta seja satisfatória aos usuários, possua linguagem clara e permita o acesso objetivo aos dados desejados. Faça do portal da transparência da sua prefeitura um ambiente ágil que cumpra da melhor maneira o objetivo de informar todos os cidadãos.

 

 

FONTE: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

Receba as novidades do blog no seu email

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

UMA EMPRESA DO vivaweb